quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Juiz eleitoral merece nosso aplauso.

Na "terra da transparência", candidato de oposição aos Sarney vence disputa no interior do Maranhão

Do UOL, em Maceió
Numa votação expressiva na "cidade da transparência", o candidato Jairo Madeira (PSDB) foi eleito prefeito de João Lisboa (a 625 km de São Luís).
Com 8.156 votos (59,5% do total válido) ele superou o Dr. Enoque (PP), que teve 4.259 votos (31,1% do total válido).
O candidato Chico Soares (PRP) teve 1.091 votos (7,9% válidos), enquanto Evilasio Nogueira (PV) conseguiu apenas 190 votos (1,4% do total válido).
O UOL visitou João Lisboa dentro do projeto UOL pelo Brasil --série de reportagens multimídia que percorreu municípios em todos os Estados da federação durante a campanha eleitoral.
A eleição na cidade chamou a atenção por conta da decisão do juiz eleitoral da cidade, Márlon Reis, que criou um blog e exigiu que os candidatos divulgassem quem são os financiadores das campanhas.
Na pequena cidade do sul do Maranhão --o Estado mais pobre do Brasil--, Reis foi o primeiro juiz do país a baixar a medida, com base na Lei de Acesso à Informação, determinando que as duas prestações de contas parciais dos candidatos informem os nomes e dados dos doadores.
O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) adotou o mesmo modelo e, dias depois após a decisão maranhense, publicou, com base no mesmo argumento do acesso à informação, os dados das doações de todos os candidatos a prefeito e vereador do país. Até então, os candidatos e as campanhas só eram obrigados a revelar tais dados após o pleito.

Um comentário:

Valdeir Luna disse...

Sinto orgulho desse juiz e ainda mais por ter ocorrido no Maranhão, um dos estados mais pobres do Brasil.